terça-feira, 1 de março de 2011

Semana de Arte Moderna

A semana de arte moderna, ou semana de 22, foi um evento que ocorreu no teatro municipal de São Paulo nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. Cada um desses dias foi dedicado a uma arte:
• 1º dia – Pintura e escultura;
• 2º dia – Poesia e literatura;
• 3º dia – Música.
Foi apoiado pelo presidente do Estado de São Paulo, Washington Luís, que por meio de patrocínio conseguido pelo membro do seu partido, René Thiollier, conseguiu trazer artistas cariocas, como Plínio Salgado e Menotti Del Pichia, também pertencentes ao seu partido.
Participaram do eventto grandes nomes das artes brasileiras, tais como: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti, entre outros.
Ocorreu no contexto da República Velha, onde oligarquias cafeeiras de São Paulo e Minas, na política do Café-com-Leite, comandavam o Estado que sorfria instabilidade política e econômica. Na época, a arte brasileira era muito pregada aos costumes formais e padrões, e o objetivo da Semana era justamente acabar com esses costumes e inaugurar uma forma de arte mais casual e independente.
A Semana de Arte Moderna foi um pouco ignorada na época e não recebeu o devido valor. Somente depois reconheceu-se a importância que esse evento teve para a cultura brasileira.
A Semana foi o marco inicial do movimento modernista que buscava romper com o chaamado passadismo (tradicionalismo) e Trazer uma Série de mudanças:
• Artes plásticas – Pinturas em telas, maquetes e esculturas com desenhos arrojados;
• Literatura – Poesia declamada, linguagem mais coloquial e valorização do cotidiano;
• Música – Apresentações passam a compor uma orquestra sinfônica, e não mais somente a voz solo.

1. Dia 13 – Inicia-se com a palestra de Graça Aranha com o tema “A emoção estética da arte moderna”, e durante a exposição, esculturas e pinturas provocavam reações e repudio em parte da platéia.
2. Dia 15 – A grande atração da noite foi uma palestra de Del Pichia sobre a arte estética que foi vaiada e aplaudida.
3. Dia 17 – Apresentaram-se músicas cujo destaque foi Heitor Villa Lobos.


Por: Victor Hugo Sanches Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário